Menu

EDITAL ESPECIAL COVID-19

TRADUÇÃO GRATUITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (PORTUGUÊS-INGLÊS)

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em solidariedade com o mundo científico e a sociedade em geral, visando a urgência do amplo compartilhamento de conhecimento relacionado ao novo coronavírus (doravante, Covid-19), disponibilizará gratuitamente seus serviços de assessoria e tradução a pesquisadores cujos estudos diretamente envolvam Covid-19, independente de área de conhecimento e vínculo institucional.

O presente edital torna públicas as normas e procedimentos que regem a seleção de artigos científicos a serem contemplados com serviços gratuitos de tradução para língua inglesa ou revisão de língua inglesa/portuguesa. O total de vagas ofertadas está em sintonia com o atual número de membros disponíveis na equipe do CAPA.

Este Edital tem validade a partir da data de sua publicação, e permanecerá aberto, exclusivamente para trabalhos relacionados a Covid-19, até 01 de junho de 2020, ou a critério da Direção do CAPA.

  1. VAGAS
    • O CAPA disponibiliza, através do presente Edital, 36 (trinta e seis) vagas de tradução para língua inglesa ou revisão de língua inglesa/portuguesa.
    • Os critérios para que um trabalho seja contemplado por este edital são a) ordem de submissão; e b) estar de acordo com os critérios estabelecidos nos itens 2 e 3.
  1. CONDIÇÕES DE ACESSO E ELEGIBILIDADE
    • As vagas disponibilizadas mediante o presente Edital são destinadas a alunos, professores, e técnicos administrativos de qualquer instituição.
    • Somente pesquisas relacionadas diretamente com o tema Covid-19 poderão ser contempladas com os serviços gratuitos dos quais trata o presente Edital.
    • Somente serão aceitos manuscritos em formato .DOC ou .DOCX (formato padrão do software Microsoft Word). Tabelas, gráficos e figuras também deverão ser enviados neste formato.  Artigos escritos em Latex deverão ser convertidos para .PDF, de uma coluna única, e convertidos pelos próprios autores para versão de Word (.doc ou .docx).  Ademais, os próprios autores devem, antes de submeter o artigo, verificar a qualidade, fidelidade, e formatação desta conversão.
    • Somente serão aceitos manuscritos com até 5000 (cinco mil) palavras no total, excluindo-se a seção de referências. Estão incluídos na contagem as tabelas, figuras e gráficos, resumo e título.
    • Somente serão aceitos manuscritos em suas versões finais. Não serão aceitos manuscritos incompletos e nenhuma alteração (que não tenha sido solicitada pela equipe do CAPA) poderá ser incluída após o envio do manuscrito.
      • Caso o manuscrito já tenha sido avaliado e/ou aceito por uma revista que solicitou alterações, é imprescindível que os autores realizem todas e quaisquer modificações necessárias no manuscrito antes de submetê-lo ao presente Edital.
    • O limite de manuscritos de um mesmo autor para o presente edital é de 02 (dois), incluindo-se os manuscritos nos quais a pessoa aparece como coautor.
    • Não serão aceitos manuscritos que forem enviados fora das normas de inscrição estabelecidas no item 3 do presente Edital.
  1. INSCRIÇÕES
    • Ao se inscrever, os autores declaram que leram o presente Edital em sua totalidade e aceitam de forma irrestrita as condições estabelecidas, não podendo delas alegar desconhecimento ou discordância.
    • As inscrições serão recebidas somente durante a vigência do presente Edital, que irrevogavelmente fica a critério da Direção do CAPA.
    • Para se inscrever, o autor solicitante deverá enviar um e-mail ao CAPA (capa@ufpr.br) com o ASSUNTO “Edital COVID-19/CAPA”, o manuscrito em anexo, e as seguintes informações no corpo do e-mail:
  • INSTITUIÇÃO ao qual o autor de contato (geralmente, a pessoa que submete o manuscrito) está vinculado.
  • Nomes completos de todos os autores, seus respectivos e-mails, e vínculos institucionais.
  • Indicação do serviço solicitado, se tradução para língua inglesa ou revisão de língua inglesa/portuguesa.
  • Informar o título do periódico (ou meio digital) ao qual o(s) autor(es) pretende(m) submeter o artigo. (Se não souber ainda, forneça nomes de revistas prováveis.)
    • Caso o manuscrito já tenha sido aceito por uma revista, é importante indicar este fato no corpo do e-mail.
    • Caso o manuscrito já tenha sido avaliado por uma revista que solicitou alterações, é importante indicar este fato no corpo do e-mail, anexando todas as correspondências entre os autores e a revista na íntegra (isto é, não somente comentários relacionados a língua), bem como revisões anteriores.
    • Ao se inscrever, o(s) autor(es) se compromete(m), caso seja(m) contemplado(s) pelo Edital, a estabelecer um diálogo frequente com a equipe do CAPA, atendendo a qualquer dúvida ou solicitação feita pela equipe dentro do prazo de 48 horas (quarenta e oito horas), de forma presencial ou por e-mail, sob o risco de perder sua vaga.
  1. ANÁLISE
    • Os manuscritos contemplados por este edital passarão por uma análise interna, a fim de averiguar a adequação ao tema (Covid-19).
    • A apreciação pode levar em conta qualidade linguística, entre outros possíveis.
      • Manuscritos que não se adequem aos critérios acima podem ser devolvidos aos autores. Neste caso, não estarão sujeitos aos prazos deste edital.
      •   Os autores dos manuscritos enquadrados no item acima poderão posteriormente ser convidados a participar de assessorias, a fim de minimizar a presença de problemas no texto.
  1. PRAZOS
    • O CAPA se compromete a entregar as traduções e revisões dos textos, que forem submetidos atendendo os critérios elencados na seção 4 deste Edital, finalizadas até 7 (sete) dias úteis, a contar da data em que a equipe do CAPA inicia o trabalho. (Os autores receberão uma comunicação da equipe.) Caso seja necessário alterar este prazo por qualquer motivo, o(s) autor(es) serão comunicados com antecedência.
    • Os autores dos manuscritos selecionados ficam cientes de que não poderão exigir o serviço finalizado antes do prazo estabelecido neste edital.
  1. DISPOSIÇÕES FINAIS
    • É de responsabilidade dos autores a leitura do presente Edital e o cumprimento das condições nele estabelecidas.
    • Caso um artigo contemplado com serviços gratuitos seja rejeitado por alguma revista científica (ou qualquer outro meio de publicação) especificamente por problemas linguísticos não sanados pela equipe do CAPA, essa realizará uma segunda revisão, sem custo algum, com prazos a serem acordados entre o(s) autor(es), sempre de acordo com a disponibilidade da equipe. Caso a versão enviada pelos autores ao periódico tenha sofrido qualquer alteração de texto após a revisão feita pelo CAPA, perde-se o direito a esta segunda revisão.
    • Todo manuscrito que for contemplado pelo presente Edital deverá conter um agradecimento ao CAPA, que será incluído pela própria equipe. Caso o manuscrito já contenha uma seção de agradecimentos, o agradecimento ao CAPA será incluído nessa seção.
    • Qualquer dúvida adicional que não tenha sido sanada pelo presente Edital poderá ser encaminhada ao e-mail do CAPA (capa@ufpr.br) ou à página do Facebook (https://www.facebook.com/CAPAUFPR/).
    • Casos não contemplados por este edital serão analisados pela Diretoria do CAPA.

Curitiba, 03 de abril de 2020.

Prof. Dr. Ron Martinez

Diretor do CAPA

Prof. Ma. Candida Regina Palma

Vice-Diretora do CAPA

 

EQUIPE ESPECIAL PARA ESTE EDITAL

Tradutores e Revisores

Alexandre Alves dos Sanos

Amanda Belardo da Silva

Ana Paula Shiguemoto

Ariane Nascimento

Bruna Negrelli de Andrade

Bryan Passini Antunes

Candy Palma

Daniele Ferrarini Alves

David Alexander Mitchell

Eduardo H. Diniz de Figueiredo

Helena Sturmer

Jessica Boron Pereira

Jhuliane Silva

João Victor Schmicheck

José Orlando Cardoso de Monte Junior

Luciana Varela

Maria Ziareski

Matheus Germano

Matthew Sturgis

Mauren Ziak

Natalia Junghans

Ron Martinez

Thais Deschamps

Thais Rodrigues Cons

 

Comitê Assessor Científico

Prof. Dr. David Alexander Mitchell (Bioquímica)

Prof. Dr. Fabiano Montiani (Ciências Veterinárias)

Prof. Dr. Harrison Corrêa (Engenharia Mecânica)

Prof. Dr. João Paulo Steffens (Odontologia)

Prof. Dr. Leandro Bonfim (Ciências Sociais Aplicadas)

Prof. Dra. Chirlei Glienke (Genética)

Profa. Dra. Jaqueline Carneiro (Ciências Farmacêuticas)

Profa. Dra. Monica Gomes (Infectologia)

Profa. Dra. Noela Invernizzi (Educação e Políticas Públicas)

Profa. Dra. Olga Chaim (Ciências Biológicas)

 

MAIS SOBRE O CAPA

CAPA

Casa Amarela UFPR
Rua XV de Novembro,1457 (Rua General Carneiro)
Curitiba, Paraná | CEP 80060-000