Um grupo de escrita é um grupo de pessoas que estão redigindo algum texto e querem compartilhar e conversar sobre a sua produção ou seu processo de escrita. Ele é um ambiente de apoio mútuo que beneficia a qualidade das produções escritas de seus membros.
Existem várias pesquisas que apontam que há um vÃnculo importante entre conversar e escrever; isto é, dialogar sobre a escrita pode auxiliar na sua elaboração. Nas reuniões desses grupos, os membros falam sobre o andamento de seus trabalhos e estabelecem novas metas, além de dar feedback sobre os trabalhos uns dos outros. Acima de tudo, porém, os grupos de escrita são ambientes seguros em que os membros podem pensar, em conjunto, questões sobre seus respectivos processos de escrita: são espaços de respeito, aprendizado e, também, de confidencialidade.
São, assim, encontros regulares entre pessoas que desejam receber feedback sobre seus trabalhos acadêmicos em andamento por seus pares.
Depende. Para docentes ou pesquisadores/as mais experientes, o objetivo pode ser “pilotar” um manuscrito antes de submetê-lo, evitando assim uma rejeição. Para acadêmicos/as em formação, por outro lado, o principal objetivo pode ser compartilhar o andamento da sua tese ou dissertação ou sanar dúvidas quanto a sua elaboração, fomentando mais autonomia e confiança para continuar escrevendo.
Em nossa iniciativa, sugerimos que grupos sejam criados para graduandos/as, pós-graduandos/as e docentes que estejam escrevendo monografias, TCCs, dissertações, teses, artigos, projetos de pesquisa e outros materiais de cunho acadêmico. Os grupos podem ser intra ou interdisciplinares – cada qual com suas vantagens.
Moderadores/as podem ser participantes como qualquer outro membro, ainda que a eles/as caibam algumas responsabilidades particulares.
Exercer a moderação requer tempo para participar e mediar os encontros do grupo, assim como organizar as pautas de cada reunião e fomentar um ambiente confortável e aberto à discussão de ideias. Moderadores/as também devem acompanhar a participação dos membros e, caso seja necessário, entrar em contato com possÃveis desistentes.
Ainda, ao final de cada encontro do grupo de escrita, o/a moderador/a deverá preencher um formulário de acompanhamento do grupo, que será disponibilizado pelo CAPA (para fins de certificação e de coleta de dados). A moderação é uma ponte entre os grupos de escrita e o CAPA, que estará sempre disponÃvel para auxiliar a moderação sempre que necessário.
O CAPA fornecerá certificação de horas para todos os participantes do presente projeto após sua conclusão.
Os grupos de escrita fomentados pelo CAPA são destinados a membros da comunidade acadêmica da UFPR e das Universidades Estaduais do Paraná. No entanto, acreditamos que qualquer pessoa pode começar um grupo de escrita em sua comunidade. Se você deseja começar um grupo de escrita e gostaria de ajuda, entre em contato!
Estamos atualmente com inscrições abertas para pós-graduandos/as que quiserem participar de grupos de escrita interdisciplinares!
Se você desejar participar, inscreva-se aqui!