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FAQ do CAPA

1. O CAPA possui alguma rede social? 

O CAPA possui um perfil no Instagram atualizado regularmente com as datas de nossos editais e atividades, bem como com dicas e materiais sobre escrita acadêmica. 

 

2. O CAPA realiza tradução para quais línguas? 

Atualmente, o CAPA realiza tradução de língua portuguesa para a língua inglesa, e de língua portuguesa para a língua espanhola, além de revisão de textos em português, inglês e espanhol. 

 

3. O CAPA atende pessoas de fora da comunidade UFPR? 

Nos Editais de Tradução e Revisão, são elegíveis submissões em que pelo menos ê autorie principal seja vinculado(a) à UFPR (discentes, docentes e técniques administratives). Para agendamento de assessorias individuais, não há pré-requisito de vínculo universitário ou escolar, uma vez que o CAPA é um Programa de Extensão Universitária e, com isso, visa o atendimento à comunidade externa. Assim, qualquer pessoa que necessite de auxílio no desenvolvimento de alguma produção acadêmica ou processos relacionados pode requisitar atendimento através do Picktime. 

 

4. Meu texto ainda não está finalizado, ainda pretendo fazer alterações ou adições nele. Posso submetê-lo no edital mesmo assim? 

Para submissão nos editais, é necessário que o texto esteja em sua versão final, de modo que não sejam realizadas alterações ou adições posteriormente às traduções ou revisões. No entanto, a equipe do CAPA pode sugerir aos autores algumas modificações no texto durante o processo dos editais para adequá-lo à revista de submissão pretendida. 

 

5. Quais documentos preciso enviar para submeter meu texto nos Editais de Tradução e Revisão? 

Após a leitura de nosso edital, ê autorie principal deve preencher a Ficha de Submissão e o Termo de Compromisso e Encaminhamento, disponibilizados aqui. 

 

6. O CAPA oferece assessorias ou atividades presenciais? 

Todas as assessorias individuais e processos relacionados ao edital são realizados remotamente. Pontualmente, o CAPA promove encontros presenciais, como os Dias de Escrita, que são encontros em grupo focados em auxiliar autories em sua escrita acadêmica. Além disso, eventualmente são oferecidos cursos, workshops e palestras sobre temáticas relacionadas a Letramento Acadêmico.  

Todas as atividades, encontros ou eventos presenciais promovidos pela equipe do CAPA serão divulgados com antecedência nas redes sociais do CAPA. 

 

 7. É necessário que orientadore/coorientadore esteja presente nas assessorias de edital? 

Sim, é obrigatória a participação tanto de autore principal quanto de orientadore. Caso não puder participar, ê orientadore deve justificar e atestar ciência, por e-mail, de que ê orientande está autorizade a receber as orientações da equipe do CAPA.

 

8. Preciso que meu texto seja formatado (ABNT, APA, Vancouver, etc.), posso submetê-lo ao edital para que a equipe do CAPA realize a formatação do meu texto? 

Não é obrigatório que o texto já esteja formatado para concorrer às vagas dos editais. Entretanto, apesar de compilar os critérios e orientações estabelecidos pela revista escolhida, a equipe do CAPA não altera as referências e formatação dos artigos, ficando a cargo dos autores as adequações necessárias. 

 

 9. O meu artigo não se encaixa nas regras do edital. E agora? 

Entre em contato conosco através de nosso e-mail ou página do Instagram. 

 

10. Quero fazer parte da equipe do CAPA. Como posso me candidatar? 

Selecionamos integrantes (bolsistas ou voluntáries) através de um processo que envolve a análise do Histórico Escolar, uma prova prática de revisão e tradução, e uma entrevista. Portanto, fique atente aos nossos editais de seleção de noves integrantes e siga a nossa página do Instagram. 

CAPA

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