São encontros regulares de professores ou alunos que desejam receber feedback sobre seus trabalhos acadêmicos em andamento por seus pares — ou seja, outros professores ou outros alunos. Existem várias pesquisas que apontam para um vÃnculo importante entre conversar e escrever; isto é, dialogar sobre a escrita pode auxiliar na sua elaboração.  Por isso os writing circles (‘grupos de escrita’) começaram a surgir nos Estados Unidos na década de 1960, e agora, através do CAPA, professores e alunos podem participar desta prática reflexiva gratuitamente.
Depende.  Para professores pesquisadores, o objetivo geralmente é ‘pilotar’ seu manuscrito antes de submetê-lo, evitando assim uma rejeição.  Para doutorandos e mestrandos, o principal objetivo é compartilhar o andamento da sua tese ou dissertação, e sanar dúvidas quanto a sua elaboração, fomentando mais autonomia e confiança para continuar escrevendo.
Existem grupos para professores (para discutir artigos em andamento, geralmente em inglês), doutorandos (para discutir teses e artigos), e mestrandos (para discutir dissertações em fase de elaboração).  Os integrantes são de diversas áreas, com conhecimentos que se complementam. Os grupos são sempre moderados por um professor doutor que possui expertise na área de escrita cientÃfica.  (Nos grupos de mestrandos, as reuniões também podem ser moderadas por doutorandos.)
Os participantes receberão os textos a serem discutidos sempre com uma semana (min.) de antecedência à s reuniões, para que possam fazer observações, crÃticas e comentários.  Durante cada reunião, tais observações, crÃticas e comentários serão compartilhados com o(s) autor(es), com orientações do moderador docente também.  As reuniões duram em torno de 2 horas.
Os grupos são abertos para professores e alunos de qualquer universidade do Brasil.
Nada. Participar dos grupos de revisão por pares é sempre gratuito, embora o número de participantes seja limitado.
Grupo multidisciplinar que se reune para compartilhar artigos em andamento (geralmente em inglês) e receber feedback sobre os mesmos de colegas.
Grupo de doutorandos de diversas áreas e instituições que se prontificam a dar feedback a colegas — sempre com a presença de um docente para auxiliar. Reuniões semanais.
Reuniões semanais de mestrandos para compartilhar dissertações em andamento, sempre moderadas por docentes doutores ou alunos de doutorado.
O CAPA pode abrir grupos de revisão por pares especiais também.  Entre em contato e especifique a natureza do grupo que deseja criar, e quantos membros já teriam interesse.