Este serviço é destinado a autores que já submeteram um artigo e receberam uma resposta da revista.  Frequentemente é a fase mais complexa do processo de publicação, uma vez que as crÃticas geralmente são relacionadas a tanto forma (linguÃstica), quanto conteúdo.  O serviço pós-submissão visa sanar ambos aspectos.
É importante frisar que a revisão pós-submissão vai além de uma simples “correção”.  Primeiro, precisa-se identificar os problemas que estão incomodando os avaliadores.  O comentário abaixo pode ser considerado tÃpico:
As pesquisas mostram que é nesta fase – ao receber comentários dos avaliadores – que muitos autores simplesmente desistem.  Nós aqui no CAPA acreditamos que este tipo de comentário não ajuda o autor muito.  Em primeiro lugar, obviamente simplesmente dar o artigo para qualquer “native speaker” de inglês não resolve o problema.  Segundo, a nossa experiência, e muitas pesquias, mostram que em realidade não é só o “inglês” (gramática, vocabulário, pontuação, etc.) que é o problema; quando um avaliador se refere a problemas com a lÃngua inglesa, na verdade é geralmente porque ele não está conseguindo entender bem o que o autor quer dizer de um modo geral — e esse problema é muitas vezes relacionado a noções muito mais complexas de linguagem, como lógica, organização, voz e conexão entre ideias.
(Veja aqui um exemplo real de uma revisão pós-submissão feita pelo CAPA.)
A revisão pós-submissão é realizada sempre por 2 especialistas: um em lÃngua inglesa acadêmica (geralmente professores doutores da UFPR), e outro da área especÃfica do artigo (professores da UFPR ou outras universidades) – do nosso “CAPA-CAM” (Comitê Assessor Multidisciplinar do CAPA).
Os dois revisores farão uma análise profunda de, principalmente, dois documentos:
Os dois revisores (lÃngua e área) são importantes para poder interpretar os tipos de crÃticas feitos pelos pareceristas das revistas. Saiba mais sobre a nossa equipe aqui.
Por causa da complexidade mencionada antes (estilo, voz, etc.), é necessário dialogar com o(s) autor(es) usando, por exemplo, e-mail, Skype, ou até por meio de um vÃdeo gravado:
Toda revisão realizada pelo CAPA inclui um certificado de revisão (“Editing Certificate”) emitido pelo CAPA com selo da Universidade Federal do Paraná.  Os certificados geralmente são emitidos em inglês, mas o texto pode ser um outros idiomas também.
Para manuscritos de menos de 5.000 palavras (sem contar referências), o CAPA visa devolver a revisão em até 15 dias úteis.
Quando solicitada por edital, a revisão pós-submissão, incluindo o certificado de revisão, é sempre gratuita para alunos e professores da Universidade Federal do Paraná (ver edital atual), e oferecido à comunidade externa por preços muito abaixo do mercado para este tipo de serviço: R$0,18 por palavra.
(Leia mais sobre as condições necessárias acessar serviços gratuÃtos, e a precificação dos serviços do CAPA.)
Inclua também
– o artigo original (e versão mais recente quando tem);
– todos os comentários/crÃticas dos avaliadores e editores da revista.
(Docentes da UFPR podem entrar em contato diretamente, alunos somente através do orientador: favor ver edital.)
Daremos um retorno em breve.