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Sobre o CAPA – o primeiro ‘writing center’ do Brasil

O que é CAPA?

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) é, primeiro, um lugar de diálogo sobre a escrita acadêmica: diálogo entre alunos, entre professores, entre setores da universidade, e entre universidades.  E esse diálogo é mais focado no processo do que no produto.

Diálogo sobre a escrita

O CAPA promove interação e diálogo entre alunos, professores, setores e instituições para ajudar a tornar a escrita acadêmica uma prática social. Pesquisas mostram que tais práticas melhoram a qualidade e a quantidade de produção de textos, inclusive artigos científicos.

A escrita é geralmente considerada uma prática solitária (um indivíduo que senta para escrever), mas pesquisas mostram que a produção de textos acadêmicos melhora quando o processo é um ato social que envolve diálogo com outras pessoas, especialmente colegas, e em ambientes interdisciplinares. O CAPA é um espaço dedicado a tais dinâmicas.

Institucionalmente, o CAPA é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e um centro de formação acadêmica na escrita e revisão de textos acadêmicos.  Suas ações têm caráter intersetorial e interdisciplinar, e são destinadas à comunidade interna e externa à UFPR.  Sem fins lucrativos, o CAPA investe na qualidade da sua equipe (constituída por professores e alunos da UFPR), pesquisa contínua, instalações e serviços, e propicia à comunidade interna e externa à UFPR auxílio com escrita acadêmica através de cursos, assessoria individual, revisão de textos, entre outros, com reserva de vagas gratuitas para docentes e alunos da UFPR.  Além disso, o CAPA é também um espaço destinado à iniciação científica e formação profissional para os alunos da graduação e pós-graduação de Letras (especialmente) da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Portanto, a função do CAPA é servir o corpo docente e discente da UFPR, assim como a comunidade acadêmica externa, visando a apoiar a formação de autores acadêmicos através da pesquisa, extensão, e assessoria direta na área de escrita acadêmica, inclusive com revisões, traduções e encontros pessoais.

 

Como surgiu?

No início de 2015, foi criado no CNPq um grupo de pesquisa chamado Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira (liderado pelo Prof. Dr. Ron Martinez da UFPR), com o objetivo de tentar entender melhor os desafios enfrentados por professores e alunos da UFPR ao redigir um texto acadêmico – especialmente artigos científicos em inglês.

Alguns dos achados da pesquisa foram os seguintes:

  • a pressão para publicar – especialmente em revistas internacionais – aumenta a cada ano, tanto para professores quanto alunos;
  • essa pressão é devida a uma tendência à internacionalização na academia, que por sua vez é pressionada (especialmente) por rankings de vários tipos;
  • apesar da pressão crescente, dentro da universidade não crescem as fontes de auxílio para poder produzir textos acadêmicos (e muito menos em inglês);
  • por conta das pressões, alunos e professores frequentemente se veem obrigados a pagar por serviços terceirizados de revisão e tradução, que geralmente são caros.

Driving forces

A situação, portanto, vira um círculo vicioso: professores e alunos que não aprendem a elaborar artigos científicos, sentindo-se obrigados a terceirizar as revisões e traduções dos textos, investindo dinheiro que não dá nenhum retorno pedagógico para a universidade, e que precisa ser sempre reinvestido.

 

 

 

 

Frustrated at computerNo CAPA, acreditamos que se a universidade faz parte dos sistemas globais atuais que causam tais pressões para publicar. Também é responsabilidade da universidade não obrigar seus alunos e professores a pagarem empresas e profissionais particulares que não têm interesse em auxiliar, de fato, essas pessoas. A universidade tem a obrigação, especialmente para com os seus alunos e a comunidade acadêmica como um todo, de ajudar a criar pesquisadores independentes, que por sua vez também ajudarão outros no futuro.

 

 

 

A criação do primeiro writing center do Brasil

Depois de concluir o primeiro ano da pesquisa, o grupo levantou várias possibilidades de soluções para os problemas e desafios identificados.  Entretanto, todas as “soluções” (por exemplo, cursos intensivos de escrita) pareciam pontuais e efêmeras.  Após dialogar com diversas universidades de outros países, ficou claro que a solução seria um centro em que ações coordenadas pudessem acontecer, envolvendo alunos e professores ajudando seus colegas: o writing center (‘centro de escrita’).

Os writing centers começaram a surgir nos Estados Unidos mais de meio século atrás, mas no Brasil ainda são desconhecidos.  A ideia principal por trás deles é muito simples: os alunos – e até os professores – podem ajudar uns aos outros.  Existe uma pressão grande para escrever textos acadêmicos de boa qualidade, e não se pode depender exclusivamente do professor para formar bons escritores.  Os writing centers nos Estados Unidos treinam alunos de graduação e pós-graduação que já são bons escritores a ensinarem seus colegas a também desenvolverem essa habilidade.

Meeting taking notesPortanto, o CAPA se inspirou em alguns dos melhores writing centers dos Estados Unidos, como os da University of Maryland, a University of Columbia, e a University of Notre Dame, e de outros países do mundo, como a University of Adelaide (Austrália), e a University of Plymouth (Reino Unido).  Mas o CAPA ainda se destaca entre eles como único, pois não existe outro centro de escrita no mundo onde

 

  1. alunos e professores auxiliam outros professores e alunos;
  2. a força de trabalho seja constituída por voluntários e bolsistas;
  3. a formação de revisores, tradutores, e professores de escrita acadêmica também seja prioridade;
  4. funcione um centro de pesquisa sobre a escrita cientifica;
  5. haja atendimento para tanto a comunidade interna (UFPR), como a externa (todo o país).

 

CAPA

Casa Amarela UFPR
Rua XV de Novembro,1457 (Rua General Carneiro)
Curitiba, Paraná | CEP 80060-000