O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) é, primeiro, um lugar de diálogo sobre a escrita acadêmica: diálogo entre alunos, entre professores, entre setores da universidade, e entre universidades.  E esse diálogo é mais focado no processo do que no produto.
O CAPA promove interação e diálogo entre alunos, professores, setores e instituições para ajudar a tornar a escrita acadêmica uma prática social. Pesquisas mostram que tais práticas melhoram a qualidade e a quantidade de produção de textos, inclusive artigos cientÃficos.
A escrita é geralmente considerada uma prática solitária (um indivÃduo que senta para escrever), mas pesquisas mostram que a produção de textos acadêmicos melhora quando o processo é um ato social que envolve diálogo com outras pessoas, especialmente colegas, e em ambientes interdisciplinares. O CAPA é um espaço dedicado a tais dinâmicas.
Institucionalmente, o CAPA é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e um centro de formação acadêmica na escrita e revisão de textos acadêmicos.  Suas ações têm caráter intersetorial e interdisciplinar, e são destinadas à comunidade interna e externa à UFPR.  Sem fins lucrativos, o CAPA investe na qualidade da sua equipe (constituÃda por professores e alunos da UFPR), pesquisa contÃnua, instalações e serviços, e propicia à comunidade interna e externa à UFPR auxÃlio com escrita acadêmica através de cursos, assessoria individual, revisão de textos, entre outros, com reserva de vagas gratuitas para docentes e alunos da UFPR. Além disso, o CAPA é também um espaço destinado à iniciação cientÃfica e formação profissional para os alunos da graduação e pós-graduação de Letras (especialmente) da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Portanto, a função do CAPA é servir o corpo docente e discente da UFPR, assim como a comunidade acadêmica externa, visando a apoiar a formação de autores acadêmicos através da pesquisa, extensão, e assessoria direta na área de escrita acadêmica, inclusive com revisões, traduções e encontros pessoais.
No inÃcio de 2015, foi criado no CNPq um grupo de pesquisa chamado Internacionalização de Pesquisa CientÃfica Brasileira (liderado pelo Prof. Dr. Ron Martinez da UFPR), com o objetivo de tentar entender melhor os desafios enfrentados por professores e alunos da UFPR ao redigir um texto acadêmico – especialmente artigos cientÃficos em inglês.
Alguns dos achados da pesquisa foram os seguintes:
A situação, portanto, vira um cÃrculo vicioso: professores e alunos que não aprendem a elaborar artigos cientÃficos, sentindo-se obrigados a terceirizar as revisões e traduções dos textos, investindo dinheiro que não dá nenhum retorno pedagógico para a universidade, e que precisa ser sempre reinvestido.
No CAPA, acreditamos que se a universidade faz parte dos sistemas globais atuais que causam tais pressões para publicar. Também é responsabilidade da universidade não obrigar seus alunos e professores a pagarem empresas e profissionais particulares que não têm interesse em auxiliar, de fato, essas pessoas. A universidade tem a obrigação, especialmente para com os seus alunos e a comunidade acadêmica como um todo, de ajudar a criar pesquisadores independentes, que por sua vez também ajudarão outros no futuro.
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Depois de concluir o primeiro ano da pesquisa, o grupo levantou várias possibilidades de soluções para os problemas e desafios identificados.  Entretanto, todas as “soluções” (por exemplo, cursos intensivos de escrita) pareciam pontuais e efêmeras.  Após dialogar com diversas universidades de outros paÃses, ficou claro que a solução seria um centro em que ações coordenadas pudessem acontecer, envolvendo alunos e professores ajudando seus colegas: o writing center (‘centro de escrita’).
Os writing centers começaram a surgir nos Estados Unidos mais de meio século atrás, mas no Brasil ainda são desconhecidos.  A ideia principal por trás deles é muito simples: os alunos – e até os professores – podem ajudar uns aos outros.  Existe uma pressão grande para escrever textos acadêmicos de boa qualidade, e não se pode depender exclusivamente do professor para formar bons escritores.  Os writing centers nos Estados Unidos treinam alunos de graduação e pós-graduação que já são bons escritores a ensinarem seus colegas a também desenvolverem essa habilidade.
Portanto, o CAPA se inspirou em alguns dos melhores writing centers dos Estados Unidos, como os da University of Maryland, a University of Columbia, e a University of Notre Dame, e de outros paÃses do mundo, como a University of Adelaide (Austrália), e a University of Plymouth (Reino Unido).  Mas o CAPA ainda se destaca entre eles como único, pois não existe outro centro de escrita no mundo onde