Muitas pessoas passam por dificuldades na hora de começar um trabalho. As assessorias servem para ajudar o/a autor/a (de qualquer trabalho acadêmico, e em qualquer nÃvel de formação) a conceituar a escrita ou comunicação oral. Por isso, as consultas são especialmente úteis para trabalhos que ainda estão em desenvolvimento.
Discentes e docentes de qualquer instituição, gratuitamente.
O(a) assessor(a) vai te ouvir. Ela/ele vai pedir para você resumir o contexto e a natureza do seu trabalho ou projeto (por exemplo, uma monografia sobre a história do Brasil) e especificar qual são os desafios que você está experimentando. Depois, normalmente os/as assessores/as dão dicas e sugestões, de acordo com as dúvidas levantadas por você.
Os/as assessores/as do CAPA são especialistas, mas o papel deles durante a consulta não é “corrigir”.  Eles/as podem até identificar erros e outros problemas com seu trabalho; mas, nesse caso, recomendarão ferramentas e outras formas de você mesmo/a resolvê-los com mais autonomia. Se estiver precisando de uma revisão, o/a assessor/a poderá lhe recomendar outros serviços ofertados pelo CAPA.
Pedir para corrigir um texto ou artigo durante uma consulta não é permitido, além de não ser a melhor forma de aproveitar esse tempo (as assessorias duram 50 minutos).
São discentes da graduação e pós-graduação da UFPR que receberam treinamento especÃfico para conduzir assessorias.
Leve 1) suas dúvidas especÃficas; e 2) qualquer material escrito que já tenha desenvolvido (no caso de assessorias presenciais, favor levar o texto impresso e/ou seu computador).
Atualmente, todas as assessorias são realizadas remotamente.